RELEASE DO ARTISTA FLAVIO OLIVEIRA DO SALGUEIRO




“RELEASE DO CANTOR E COMPOSITOR

FLAVIO OLIVEIRA DO SALGUEIRO”

Carioca da gema, nascido em 03 de junho, no bairro de Bonsucesso, este malandro geminiano mostra a que veio. Logo aos 09 anos de idade, ingressou no Conservatório Nacional de Música, onde estudou  acordeom, piano, violão, cavaquinho e banjo, instrumentos que executa com desenvoltura. Com muito talento, balanço, boas composições, bela voz e, principalmente humildade, hoje, vem conquistando o Rio de Janeiro.
Fez grandes amigos e parceiros musicais, como Guilherme Nascimento, Roberto Frejat, Monarco, Miro Barbosa, Darcy da Mangueira, Guilherme de Brito, César Veneno, Noca da Portela, João da Valsa, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Zé Kéti, Delcio Carvalho, Nelson Sargento, Sereno e outros. Seu talento foi sendo reconhecido e suas músicas apreciadas, principalmente nas escolas de samba por onde passou.
Na Vila Isabel, em 1995, venceu o concurso de samba de quadra em homenagem a Martinho da Vila; na Beija-Flor de Nilópolis, juntamente com o seu parceiro Miro Barbosa, venceu o samba enredo de 1996, “Aurora do Povo Brasileiro”. No mesmo ano (1996), em parceria com Henrique Damião e Maurílio Faria, venceu o concurso de samba enredo da escola São Clemente, com o tema “Se a canoa não virar a São Clemente chega lá”. É também autor do Samba da Paz, juntamente com Noca da Portela, Eduardo Medrado e Kleber, samba gravado por Neguinho da Beija flor e Paulinho Mocidade, da Escola de Samba da Paz, constituída por alas das diversas Escolas de Samba do Rio de Janeiro, cujo desfile se realiza todos os anos, no final do mês de dezembro na orla de Ipanema, sob a direção e produção do Jornalista e Escritor Haroldo Costa. Vencedor de diversos sambas em blocos de embalo no Rio de Janeiro. Foi um dos finalistas do 3º concurso de samba de quadra da Light e, vencedor do concurso de samba da Radio Band News no carnaval de 2014.
Apesar de sambista nato e, de ter livre transito nas diversas agremiações de Samba no Rio de Janeiro, ele tem o coração Vermelho e Branco, por isso,  faz parte da Academia do Samba, onde desfila desde de 1979. Integrante da ala de compositores do Salgueiro e, já fez parte do Grupo Show da Velha Guarda do Salgueiro. Em 2004, a Velha Guarda Show, gravou o CD ao vivo com os sucessos do Salgueiro, sendo elogiado pela Mídia e pelo Publico, o que ocasionou a indicação para o Grammy Latino em 2004, como um dos melhores discos de samba. Flavio Oliveira ficou no Grupo até final de 2005, quando saiu para dar continuidade a  sua carreira solo. 
Com mais de 40 anos de atividade musical, com várias músicas gravadas e participação na formação de diversos grupos musicais, desde a década de 70, FLAVIO OLIVEIRA, na carrreira solo, foi batizado musicalmente pela Velha Guarda show da Mangueira, pela saudosa Dona Zica e, pelo  cantor e compositor GABRIEL PENSADOR.
Atualmente canta em inúmeras casas de espetáculos e shows pelos Estados do País, tendo como características o senso crítico aguçado, a preocupado com as diferenças sociais; a defensa dos direitos do artista e, com a questão cultural no país.
Advogado militante, com larga experiência em Direito do Trabalho, palestrante em Universidades, destacando-se a Universidade Estácio de Sá, com o tema “DO FORUM AO SAMBÓDROMO” “DA LINGUÁGEM FORENSE A LINGUÁGEM DO SAMBA ENREDO”, onde transmite aos alunos toda a sua experiência e a importância da formação da linguagem técnica jurídica, mostrando também a necessidade do profissional em conhecer a formação da linguagem popular, entendendo-a e se fazendo entender, assim como ocorre na confecção de um samba enredo, forma mais popular da expressão da linguagem, mostrando, que só dessa forma, o profissional do direito ficará mais próximo daqueles mais carentes de justiça.
Estas palestras, invariavelmente terminam com uma apresentação musical onde, acompanhado de seu cavaquinho, ele mostra o seu repertório.
Membro da Coordenação do Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro, criado pelo MINC; Diretor da COMUSI – Cooperativa dos Músicos independentes do Rio de Janeiro, Representante da Região Sudeste da música no Conselho de Cultura da União – Membro Nato do CNPC. 

Em início do ano 2001, como produtor musical, em parceria com amigos, produziu e dirigiu a Roda de Samba da Velha Guarda da Mangueira, evento, que se realizou com sucesso no período de 01 ano (2002), sempre aos sábados à tarde, no Barracão Cultural da Mangueira, Rua Frederico Silva, 85, Praça Onze, Rio de Janeiro, onde a Velha Guarda show da Mangueira recebia convidados, evento esse,  elogiado pela imprensa em geral, como um dos melhores da ocasião.

Flavio Oliveira do Salgueiro, por 14 (quatorze) anos ininterruptos, vem realizando encontros musicais, todas as quintas-feiras, no bairro de Jacarepaguá/RJ, tendo como finalidade à preservação da mais pura música popular brasileira, onde se executa obras que não se escuta nos meios de comunicação, assim como, músicas inéditas. Este encontro se denomina “QUINTAS DA POMBA ROLÔ”, com a participação de diversos sambistas, músicos, amigos, alunos, cantores, compositores consagrados e novos talentos do mundo do samba.
Com o seu grupo “Papo de Samba & Estórias” se apresenta na Tradicional Feijoada do Salgueiro, que ocorre sempre no 2º domingo do mês, junto com outras atrações.

Durante o ano de 2004, produziu e dirigiu o projeto “Nova Opinião da Lapa”, na Cachaçaria Mangue Seco, na rua do Lavradio 23, Centro do Rio de Janeiro, tal projeto voltado para o novo. Este projeto visava dar oportunidade e projeção aos novos compositores, cantores, músicos, poetas, escultores, pintores, escritores, aos artistas em geral.
O músico e compositor FLAVIO OLIVEIRA DO SALGUEIRO,  se lançou como interprete das suas obras, com o CD “TEMPO DE RECOMEÇAR”, em 2001, onde registrou parte de  suas criações e, de alguns dos seus parceiros, projeto que, até hoje, vem sendo executado  e elogiado pela mídia e pelo público.
O seu segundo projeto musical - CD, com participações especialíssimas, está em fase de mixagem e acabamento para ser lançado nos próximos meses em enorme sigilo, pois, será uma grande surpresa - Aguardem. 

CONTATO: (21) 996890775 /  3342-7921  /3412-3822